Qual o perfil exigido do jovem para trabalhar e viver na era pós-industrial, na sociedade do conhecimento?
Os Códigos da Modernidade de Bernardo Toro e as Mega-Habilidades formuladas pela equipe do CLIE (Centro Latino-Americano de Investigações Educacionais) nos traçam prefigurações realistas do perfil exigido de cada ser humano, para trabalhar e viver numa sociedade moderna:
Códigos da Modernidade (Bernardo Toro):
1. Domínio da Lecto-Escritura; 2. Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas; 3. Capacidade de compreender, analisar, interpretar e sintetizar dados, fatos e situações; 4. Compreender e operar seu entorno social; 5. Receber criticamente os meios de comunicação; 6. Acessar informações; 7. Trabalhar em grupo.
Mega-Habilidades (CLIE):
1. Confiança: Sentir-se capaz de fazer; 2. Motivação: Querer fazer; 3. Esforço: Disposição de trabalhar duro. Superar dificuldades; 4. Responsabilidade: Fazer o que deve ser feito. Fazer correto; 5. Iniciativa: Passar da intenção à ação; 6. Perseverança: Terminar o começado; 7. Altruísmo: Sentir preocupação pelo outro; 8. Sentir Comum: Ter bons critérios ao avaliar e decidir; 9. Solução de Problemas: Por em ação o que sabe e o que é capaz de fazer.
Os Códigos da Modernidade e as Mega-Habilidades são, portanto, reflexos das duas ordens de exigência (transformação produtiva e equidade social) sobre a educação do nosso tempo.
Essas competências e habilidades podem ser transmitidas através apenas da docência?
É certo que não. Para criar os espaços necessários à eclosão das práticas e vivências capazes de permitir aos jovens exercitarem-se como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso são necessários recursos pedagógicos de natureza distinta da aula. São necessários acontecimentos em que o jovem possa desempenhar um papel protagônico. Aqui, o discurso das palavras deve ser substituído pelo curso efetivo dos acontecimentos.
Antonio Carlos Gomes da Costa é educador e autor de diversos livros. Através de sua empresa, a Modus Faciendi (http://www.modusfaciendi.com.br/), com sede
Nenhum comentário:
Postar um comentário